Nota: você pode ler muitos outros artigos interessantes em português nesses links: parte 1 e parte 2.

O QUE ACONTECE DEPOIS DO SUICÍDIO?



A mais profunda (depois de muitos anos de pesquisa) resposta foi as explicações que deram os Mestres Kuthumi e Morya, que depois de ter estudado profundamente, tenho a convicção de que eles são grandes adeptos genuínos, que realmente estavam no comando do começo da Sociedade Teosófica, e que suas declarações são verdadeiras.

Seus ensinamentos são coletados nas Cartas dos Mahatma (quero dizer, seus ensinamentos autênticos, não todas aquelas mensagens espúrias que abundam na internet). No blog vou transcrever suas explicações em vários capítulos. No entanto, a linguagem teosófica que eles usam torna difícil para muitos leitores entender o que dizem. É por isso que vou tentar explicá-las mais simplesmente neste capítulo.

Para entender o que acontece com as pessoas que cometem suicídio, você deve primeiro saber o que acontece, em regra, às pessoas depois que elas morrem. Para fazer isso, imagine a Criação como um prédio de três andares:

·        abaixo está o mundo físico
·        acima é o mundo divino (também chamado Céu, Paraíso, Devachan, e isso corresponde ao plano mental e acima) e
·        no meio está o astral (o Kama-Loka), que é uma zona intermediária entre o mundo físico e o mundo divino.


O ser humano capaz de evoluir é forçado a alternar suas permanências entre o mundo divino e o mundo físico, mas devido ao alto nível de vibraçãodo mundo divino, o ser humano só pode trazer ao mundo divino o mais sublime de sua personalidade, já que as baixas vibrações não têm lugar naquele lugar. Portanto, o que acontece depois de morrer pode ser dividido em três etapas:


1) A MORTE

No momento em que a pessoa está morrendo, vê toda a sua vida passando num piscar de olhos e quando esse processo termina, seu ser vai para o astral onde ele cai na inconsciência, apenas gradualmente recuperando-a no momento de sua entrada no mundo divino.

« Toda pessoa recentemente desencarnada, se morreu uma morte natural ou violenta, suicídio ou acidente, mentalmente sã ou louca, jovem ou velho, bom, ruim ou indiferente, instantaneamente perde toda a memória, será mentalmente aniquilada [cai na inconsciência], ela dorme seu sonho Akashicono Kama-Loka [o astral].

Esse estado dura de algumas horas (raramente menos), dias, semanas, meses e, às vezes, até vários anos. Tudo isso de acordo com a entidade, em seu nível mental no momento da morte, o caráter de sua morte, etc. Essa recordação [lembrança consciente da vida que teve na Terra] irá lenta e gradualmente retornar ao final do estágio gestacional ... no momento de sua entrada no Devachan [o mundo divino]. »
(Carta Mahatma 24B, p.186-187)



2) O PROCESSO DE GESTAÇÃO NO ASTRAL

Durante este processo, os aspectos mais sublimes da pessoa (sua bondade, suas qualidades, seus méritos, etc.) serão separados do resto de seu ser para ascender ao plano divino, deixando no astral os restos de sua personalidade (seu mal, seus defeitos, seus vícios, etc.) que permanecem como um cadáver sutil no processo de desintegração. Pode-se dizer que o Kama-Loka é o "cemitério astral", onde toda a sujeira é deixada incapaz de ascender aos planos superiores da existência.


Para dar uma analogia é como a lagarta que se torna uma borboleta, só que aqui não há metamorfose, mas a separação do bem do Ego que em união com sua parte divina, vai para o Devachan, deixando o mal no Kama-Loka como uma crisálida vazia.




3) A ESTADIA NO MUNDO DIVINO

Quando a pessoa tornou-se um Adepto pode ser mantido "acordado" no mundo divino, mas o homem comum ainda não está suficientemente desenvolvido para ficar consciente nos planos superiores de existência (muito poucos podem ascender ao plano astral consciente e imagine, ascender conscientemente o plano mental é ainda mais difícil). Portanto, a maioria dos humanos dorme durante sua permanência no mundo divino. Mas não pense que é chato.

Ao contrário!

A pessoa recebe a recompensa de seus esforços na Terra. Os momentos mais felizes de sua vida e de seus maiores desejos que não pode realizar, servirá de base para sonhar tudo o que o faz mais feliz, e até mesmo ser apenas um sonho, vai ser vivido tão intensamente, com tanto detalhe, que a pessoa o sentirá muito mais real do que qualquer coisa que tenha experimentado durante sua permanência física e sem qualquer aflição que o perturbe.

Isto tem três razões:

A) Permite recompensar o ser humano por seus esforços realizados durante a vida física.

« O carma ruim que você gerou durante a sua vida terrena é posto de lado por um momento, e depois seguido em sua futura reencarnação. Eles [aqueles que morreram] carregam apenas com seu Devachan ["Paraíso"] o carma positivo de suas boas ações, palavras e pensamentos. Mais tarde, eles terão que pagar pelos seus pecados, querendo ou não. Em quanto isso são recompensados recebendo os efeitos das causas positivas produzidas por eles. »
(CM 16, p.101)


B) Permite que a individualidade (a parte imortal do ser humano) integre o que é experimentado na Terra para se desenvolver como um ser cósmico. (veja: Na verdade, estamos todos dormindo em um vácuo. Em breve.)


C) permite um descanso entre duas reencarnações, sem que os seres humanos sucumbem ao estresse e fadiga, se tivessem de reencarnar sem pausa (como seria o trabalho todos os dias sem dormir à noite).



Como podem ver, a duração do Devachan depende de quanta experiência e/ou altruísmo tiveram durante sua vida na Terra, e sua qualidade dependerá de quão desenvolvidos são espiritualmente. Então, uma pessoa que se esforçou muito para evoluir e/ou ajudou muito os outros, terá um Devachan muito mais longo e intenso.

Em contraste, uma pessoa muito ruim que tem poucos méritos terá um pequeno Devachan, já que não havia muito do seu ser para levar para o céu. E uma pessoa muito materialista ficará inconsciente a maior parte do tempo no Devachan, já que não desenvolveu nenhuma espiritualidade.

Mesmo assim, a natureza é muito generosa em nos recompensar por nossos esforços e sacrifícios ao descer na matéria, porque se nossa vida média no plano físico for de 70 anos (em todo o mundo), os Mestres especificam que nossa estadia no Devachan é em média de 1.500 anos. (Vinte vezes mais!)






EXCEÇÕES À REGRA

Os Mestres explicam que toda regra tem suas exceções.

« Aqueles que sabem que estão mortos em seus corpos físicos, só podem ser, ou adeptos, ou feiticeiros, e estas são duas exceções à regra geral. »
(CM 20C, p.128)

Há outra exceção que é o caso de pessoas que morrem prematuramente. Quando as pessoas reencarnam na Terra, elas recebem um certo período de vida física, antes de poderem retornar ao mundo divino.

Se a pessoa morre prematuramente (por suicídio, acidente, assassinato, etc.) ela deve permanecer dentro da atração da Terra (no astral) até o último momento do que teria sido a duração natural de sua vida. Geralmente as pessoas que morrem prematuramente caem em um estado de sono que acaba quando seria sua permanência normal na Terra:

« Nos casos de bons e inocentes Egos, estes últimos... estão dormindo com sonhos felizes ou dormem um sono profundo sem sonhos até a hora chegar. »
(CM 20, p.131)

« Os maus e impuros sofrem as torturas de um pesadelo horrível. A maioria que não é nem muito boa nem muito mal [simplesmente dormem]. »
(CM 21, p.136)

Mas, como qualquer regra, tem suas exceções, há casos em que o morto prematuro permanece em estado de consciência ou semi-consciência durante esse período. Eles são o que os espíritas franceses chamam de "lês Esprits Souffrants" (os espíritos sofredores), as almas penadas que permanecem na Terra. Infelizmente, os Mestres não detalharam todas as exceções. O que mencionaram é o caso de pessoas muito más, "as vítimas que morrem cheias de alguma paixão terrena absorvente" e alguns suicídios.




O CASO DOS SUICIDIOS


Aqui vamos considerar especificamente o caso dos suicídios, já que é o que nos interessa. Isso é muito triste. A este respeito, Mestre Kuthumi diz:

« Os suicidas que estão loucamente esperando escapar da vida [com surpresa descobrem que] ainda estão vivos [em um nível sutil], e têm bastante sofrimento em reserva para eles daquela mesma vida. Sua punição está na intensidade da última [a reserva de sofrimento que eles continuam a experimentar na outra vida]. »
(CM 16, p.109)

Assim, o homem-bomba que se acredita ser liberado de sua tortura tirar a própria vida, ele descobre com espanto e horror que só destruiu sua concha física, e que esta “vivo” e permanece ciente do sofrimento que o levou ao suicídio.

Para piorar a situação, a tortura a viverá mais intensamente, porque o corpo físico é como uma esponja que absorveu muito sofrimento. (É por isso que as pessoas que têm muita dor ou raiva muitas vezes acabam com um órgão danificado, porque a maior parte dessa vibração negativa é absorvida pelo corpo). Portanto, sem o corpo físico que mitigou seu sofrimento, o suicida sofrerá muito mais intensamente, sendo escravizado por seu tormento até que ele termine o que teria sido a duração natural de sua vida.


Então, quando o tempo de liberação finalmente chega e começa seu estado gestacional, essa tortura mental o fez perder muito da memória do que ele experimentou na Terra enquanto ele estava ativo no plano físico.

(Observe os prisioneiros que estiveram na prisão por um longo tempo, quando eles saem, já não passam de uma pequena parte do que eram. A longa permanência na prisão fez com que perdessem grande parte de sua personalidade e de suas memórias, e não conseguiram mais integrar-se à sociedade.)


Não tendo o suicida muito que levar ao Devachan, a sua estadia é passageira e ele volta rapidamente para reencarnar. Para piorar a situação, em sua nova vida vai ter que passar por um teste similar que tinha em sua encarnação anterior já que não a superou.

(Sofrer tanto para voltar ao mesmo ponto de partida [ou até pior] parece estúpido. E eu ainda não falo sobre o carma que o suicídio gera.)



É AINDA PIOR COM OS JOVENS

Já que eles têm menos experiência acumulada e sofrerão mais tempo no astral:

« A regra é que uma pessoa que morre de morte natural permanecerá de algumas horas a vários curtos anos no Kama-Loka [o astral]. . . [Mas um suicida] esta destinado a viver digamos, 80 ou 90 anos e se matou aos 20 anos terá que passar no Kama-Loka, não apenas "alguns anos", mas no seu caso, além de 60 ou 70 anos como um "fantasma ambulante da terra". »
(CM 16, p.112)

« Quando a hora da libertação vem, a alma, não terá aprendido nada e ao perder com sua tortura mental a lembrança do pouco que aprende una terra, será violentamente jogada para fora da atmosfera da Terra e levada à deriva presa à corrente cega que a obriga a fazer uma nova encarnação, mas a alma é incapaz de escolher como poderia ter feito com a ajuda de suas boas ações [enquanto estava no Devachan]. »
(Blavatsky, Collected Writings, Vol. III, p.210)


Então, jovens (e não tão jovens) pensem muito bem, porque cometer suicídio é a pior estupidez que poderiam fazer, e eu não lhes digo isso por razões de "moralidade" (para mim, a moral fingida não vale nada), mas porque é realmente uma situação muito difícil (pior do que estão vivendo na Terra). Além disso, enquanto estão na vida física, podem agir para mudar as coisas, mas quando se tornem "fantasmas errantes" não podem fazer nada. E ainda preciso que falar sobre:





OS PERIGOS QUE OS SUICIDAS TÊM NO ASTRAL

Os perigos das sessões espiritistas


« Suicidas podem se comunicar com médiuns, mas é um pecado e uma crueldade reviver sua memória e intensificar seu sofrimento, dando-lhes a oportunidade de viver uma vida artificial; Além disso, é uma oportunidade para sobrecarregar seu carma, tentando-o com as portas abertas que os médiuns e sensitivos lhe oferecem, já que terá que pagar por cada um desses prazeres. Tentarei me explicar.
. . .
O ato arrebatado fez com que eles perdessem seus sétimo e sexto princípios [sua parte divina atma e buddhi], embora não para sempre, pois eles podem recuperá-los. Infelizmente, em vez de aceitar sua punição e aceitar suas oportunidades de redenção, muitas vezes [durante as sessões] eles são obrigados a lamentar a vida, tentando recuperar o prazer através de meios pecaminosos. No Kama-Loka, a região sutil de desejos intensos, eles podem satisfazer seus anseios terrestres somente através de um substituto vivo, e ao fazê-lo, ao expirar o termo natural [do que sua vida na Terra teria sido] , eles geralmente perdem para sempre sua monada.

(A monada é sua parte divina atma-buddhi, tornando-se seres sem alma destinados à aniquilação. Embora com arrependimento sincero eles possam recuperá-la, mas terão que trabalhar duro para neutralizar o enorme carma negativo que foi adicionado por suas ações malignas no astral.)

Se foram pecadores e maus [o assunto fica ainda pior porque] interromperam sua vida com força total das paixões terrenas, são seduzidos pelas oportunidades oferecidas pelos médiuns para satisfazê-los indiretamente. Eles são os Pisāchas da Índia, os Incubus e os Súcubos dos tempos medievais. Demônios sedentos de glutonaria, luxúria e ganância, cheios de astúcia, maldade e crueldade que se intensificaram [já que não são mais guiados pela monada]. Eles provocam suas vítimas a cometer crimes horrendos para os quais se divertem e se deliciam.

Não apenas arruínam suas vítimas, mas esses vampiros psíquicos sustentados pela torrente de impulsos infernais, finalmente no fim determinados do que teria sido seu período natural de vida, são trazidos da aura da Terra para regiões em onde por muito tempo terão de suportar intenso sofrimento [devido ao carma negativo que foi gerado no astral] que termina nos casos mais sérios na sua destruição total.

(É por isso que devemos evitar a pena de morte (que é uma espécie de suicídio imposto) porque então o criminoso desencarnado causa muitos danos, incitando as pessoas com pouca moralidade a cometer os mesmos crimes.)

Se os médiuns e espiritistas soubessem disso, que com cada novo "espírito" que eles recebem com arrebatamento, estão tentando o último a cair em um Upādāna [desejo de recuperar sua vida física] que será o produtor de uma série de males inexprimíveis para o novo Ego que nascerá sob sua nefasta sombra, e que a cada sessão (especialmente os de materialização) multiplicam as causas da miséria.

Causas que farão com que o desafortunado Ego frustre seu nascimento espiritual ou renasça em uma existência pior do que nunca. [Se os médiuns soubessem disso], talvez fossem menos pródigos em sua hospitalidade. E agora você pode entender porque somos tão fortemente contrários ao espiritismo e à mediunidade. »
(CM 16, p.109-110 e 113)


Outros perigos

Pelo que vivi, pelas experiências que ouvi e pelo que estudei, sei que o astral pode ser um lugar muito perigoso quando não se está no sonho akáshico ou no processo de gestação. Você pode comparar partes do astral a uma selva onde existem entidades predatórias que estão em busca de vítimas para vampirizar energeticamente.

Se os viajantes astrais muitas vezes tiveram que lidar com esses predadores (magos negros desencarnados, entidades do submundo, etc.), eu não acredito que os pobres "fantasmas errantes" irão escapar. (Em breve colocarei no blog os perigos da viagem astral)







RESUMO DO QUE ACONTECE COM O SUICIDA

William Judge, que foi um dos fundadores da Sociedade Teosófica, fez um bom resumo em um artigo que publicou no jornal New York World intitulado "Suicide is not Death" (suicídio não é morte):

« O suicídio é uma enorme loucura, pois coloca quem o comete em uma posição infinitamente pior do da qual ele ingenuamente esperava escapar. Não é realmente morte, mas somente o abandono de uma casa bem conhecida [plano físico] com alguns ambientes que são familiares para ir para um novo lugar onde apenas o terror e desespero têm lugar [do plano astral com sua condição de fantasma errante].

O destino do suicida é horrível em geral. Ele aniquilou seu corpo físico, mas seu ser interior ainda está ativo. Lá [no astral] a lei que pode parecer cruel, mas que realmente age pelo seu bem, o compele a esperar até que morra na maneira certa.

Ele deve esperar em um estado meio morto, os meses ou anos que na ordem da natureza, decorreram para ele, antes que o corpo, alma e espírito pudessem ser separados corretamente. Assim, durante esse tempo, o suicida se torna uma sombra. Vive no "Purgatório", por assim dizer, que é conhecido pelos teosofistas como Kama-Loka ou "região astral de desejos e paixões".


Lá, a pessoa é completamente devorada por seus próprios pensamentos. Repetindo com pensamentos intensos o ato pelo qual tentou parar a peregrinação de sua vida, e ao mesmo tempo vê as pessoas e o lugar que deixou. Mas não é capaz de se comunicar com ninguém, exceto aqui e ali com alguma pessoa sensível, que muitas vezes fica aterrorizada com sua visita. Para piorar a situação, o suicida freqüentemente enche as mentes dos vivos que estão deprimidos, com seus pensamentos de tirar suas próprias vidas, ocasionalmente levando-os a cometer o mesmo ato [que gera mais carma].

Colocado de uma maneira teosófica, o suicida se separou por um lado do corpo e a vida que foram necessários para sua experiência na Terra e sua evolução como um ser cósmico. E, por outro, de seu guia [buddhi] e de seu espírito [atma], isto é, seu Deus interior [que é sua monada, sua parte divina]. O suicida desencarnado é agora essencialmente composto de seu corpo emocional [kama], que tem grande resistência à tensão, animado por suas paixões e desejos. Mas uma parte de sua mente [manas inferiores] está com ele.


Portanto, o suicida que esta “no além” pode pensar e perceber, mas ignorante de como usar as forças daquele reino, ele é arrastado aqui e ali, incapaz de se guiar a si mesmo. Toda a natureza é perturbada e com ele até certo ponto, toda a humanidade, porque todos estamos unidos.

E assim continua com seu tormento, até que as forças que o mantêm ancorado na Terra terminam e é quando realmente começam a morrer. Em seguida, cai em um sonho do qual acordará a tempo para um período de descanso antes de iniciar uma vida mais uma vez na Terra. Em sua próxima reencarnação pode, se julgar necessário para fazê-lo, reparar ou compensar ou sofrer de novo porque não há nenhuma fuga de responsabilidade!

(Mas, como vimos, só se aplica para aqueles que ainda poderiam manter algumas memórias que lhes permitiu ir para o Devachan, pois não há outra alternativa. E há também uma percentagem que é arrastada para o turbilhão do espiritismo, a maioria dos médiuns são pessoas boas, mas não sabem os danos que causam aos seus hóspedes astrais, fazendo com que muitos deles se transformem em "fantasma insensíveis" e os mais malvados em "humanos desencarnados demônios" [que são muitos dos demônios da tradição popular: Pisachas, Incubus, súcubos, etc.])

É melhor aceitar bravamente o inevitável, uma vez que este é geralmente devido a nossos erros em reencarnações passadas.

(Erros que causaram carma negativo individual e coletivo. Não se esqueça que os seres humanos vivem em comunidade e que também causam carma. Por exemplo, os danos que estamos causando à natureza agora, no futuro nós como os humanos pagaremos)

Devemos tentar cumprir todos os deveres que temos na Terra e se esforçar para evoluir. Ensinar o suicídio é um pecado, porque incentiva algumas pessoas a cometê-lo. A proibição sem razão é inútil, porque as nossas mentes devem ter razões para fazer alguma coisa ou não.

E se interpretarmos [simplesmente] a Bíblia literalmente, então encontramos que diz que o único lugar do suicida é o inferno. O que satisfaz muito poucos neste tempo de pesquisa e análise crítica. Mas dar aos humanos a chave para suas próprias naturezas, mostrar-lhes como existem leis que regem tanto aqui como no além, e seu bom senso vai fazer o resto. »
(As escritas de William Judge, Vol. III, p.221-224, extratos)






PUNIÇÃO PARA O SUICÍDIO

Raquel, uma leitora estimada, fez o seguinte comentário:

« Uma pessoa normal sente uma depressão terrível e enfrenta circunstâncias terríveis que não conseguem encontrar uma saída. Talvez existam, mas ela não as vê, o que para a pessoa é o mesmo como se não existissem. Ela fica sem esperança, sem fé. Além disso, a depressão é caracterizada por remover da pessoa afetada todo o desejo de viver e lutar. Acima, tornou-se uma barra para os outros, o que faz com que ela se sinta indigna (e muitas vezes tratada como tal). Nesse quadro, se mata e o que acha do outro lado?

Punição!

Segundo os esoteristas, com o argumento ressobrado do carma: "como ela tinha esculpido esse destino, ela teve que suportar isto". Mas o suicida poderia argumentar que ele ou ela não sabe que era assim, ele só sabia que estava sofrendo e que não via saída. Que Universo despótico seria se fosse como esses "esotéricos" dizem! É certo que a verdade não precisa ser agradável, mas também não vejo necessidade de ser desagradável. »


Eu entendo a raiva de Raquel, que corresponde à opinião geral do povo. O detalhe é que o carma não funciona assim. Para começar, como vimos acima, o carma negativo é experimentado apenas na Terra.

Durante a sua estadia na outra vida (entre duas reencarnações) e com exceção dos indivíduos que foram extremamente ruins, os seres humanos são recompensados pelo carma positivo que geram (atos de bondade e apoio) e o amor que sentiam durante a sua vida terrestre, embora estes aspectos tenham sido mínimos.

Em segundo lugar, o carma no nível individual é mais um guia para direcionar a jovem alma no caminho de sua evolução, do que punir impiedosamente sempre que ela faz algo ruim. (veja: Carma na vida humana. Em breve)

Então, o conceito de esoteristas de Raquel está errado. De fato, o Mestre Pastor afirma o contrário. Ele afirma que não importa o dano que tenhamos feito no passado, até mesmo um tirano pode mudar seu destino carmico.

Além disso, no suicídio, dois tipos de punição devem ser distinguidos:

1) Há a punição que o suicida se gera, tirando a própria vida e se tornando um "fantasma errante". Mas essa punição não é um castigo carmico. É mais como quando dizem a uma criança: "não coloque os dedos na tomada elétrica porque você vai se eletrocutar". O mesmo aqui, a Teosofia diz: "não cometer suicídio porque não importa o quão ruim você é, você vai cair em uma situação pior".

O carma não tem nada a ver com isso, você simplesmente deve entender que a Criação é uma elaborada estrutura de energias que, se você souber como administrar, elas se tornarão benéficas, e se não, elas se tornarão prejudiciais. Quem sabe como lidar com o fogo, aquece sua casa, quem não a queima. O mesmo aqui, quem sabe administrar as energias, pode resolver a situação em que se encontra, quem não se sabe, cai em situações ainda piores.

2) A segunda punição é cármica, mas como o carma é mais educativo do que punitivo, as circunstâncias influenciarão grandemente sua aplicação. Não é a mesma coisa uma pessoa que comete suicídio como resultado de uma depressão terrível que podemos ser dizer, a levou a um estado de semi-loucura em que a pessoa já não raciocina claramente do que uma pessoa que comete suicídio por chantagem e/ou mortificar a outra pessoa:

    -  "Se você me deixar Juan Manuel Fernando, eu me suicido!"

(Para dar um exemplo)

Como podem ver tudo depende das circunstâncias e do motivo. Até mesmo a pessoa pode ser carmicamente recompensada se cometer suicídio para sacrificar sua vida para salvar outras vidas e não houver outra alternativa. Por exemplo, eu li que um submarino nuclear sofreu um grave acidente no reator, e vários marinheiros embora soubessem que a forte radiação iria matá-los de maneira muito dolorosa, eles entraram no reator para reparar e prevenir uma catástrofe.

É por isso que o Mestre Kuthumi aponta que:

« O motivo é tudo, e o homem é punido em caso de responsabilidade direta, nunca de outra maneira. No caso da vítima, a hora natural da morte foi antecipada acidentalmente, enquanto no caso do suicídio, a morte foi trazida voluntariamente e com pleno e deliberado conhecimento de suas conseqüências imediatas. Portanto, uma pessoa que causa sua morte em um ataque de loucura temporária, não é considerada [pelos Senhores do Carma, como de fato] um suicídio. ... Nem fica à custas das tentações do Kama-Loka, mas adormece como qualquer outra vítima [ainda que sim, sofrendo sua tortura mental que se gera ele mesmo]. »
(CM 20C, p.132)





PORQUE MUITOS QUE QUISERAM SE SUICIDAR MORREM ALGUNS ANOS DEPOIS?


Natalia, outra querida leitora, me fez a seguinte pergunta:

« Tenho notado que muitos suicídios frustrados (isto é, tentaram e falharam) morrem alguns anos depois relativamente, não por suicídio, mas de uma maneira diferente.

Eu tenho dúvidas se realmente tiveram a duração da sua vida como deveria ser ou foi algo de um efeito tardio de sua ação suicida que veio a eles mais tarde, sendo, em seguida, de alguma forma, uma punição irônica por ter tentado suicídio antes e de todas formas, a vida terrena é cortada antes do tempo.

Obviamente, a maioria dos suicidas frustrados atingem a velhice, eu conheço muitos casos que não vivem muito tempo depois que esse fato aconteceu.

Minha pergunta seria: ser um suicida frustrado e morrer anos depois ainda jovem (aparente) seria um castigo divino, por assim dizer, ou na verdade, a sua vida teria apenas aquela duração? »


Embora eu não tenha lido corretamente uma resposta dos Mestres sobre isso. Refletindo, acho que é porque as pessoas que tentaram se suicidar estavam criando, sem perceber, energias para esse propósito. Eles devem saber que os seres humanos têm uma grande capacidade criativa através do pensamento. Capacidade que geralmente ativam inconscientemente.


Normalmente, aquele quem tenta cometer suicídio tem pensado nisso há algum tempo, alimentando essa ideia com suas emoções e pensamentos. Inclusive muitos, não se atrevem a fazer ao ato, no seu interior eles o imaginam, eles querem, e isso gera uma energia nos planos sutis cuja finalidade é fazer com que esse desejo se torne realidade. Quando essa energia acaba sendo projetada no plano físico, ela busca cumprir seu propósito que é matar a pessoa.

Nesses casos, é mais provável que o suicida arrependido também morra antes do esperado e que a mesma coisa aconteça como se ele tivesse cometido suicídio no ato e, na verdade, era apenas inconscientemente. Lembre-se: o que você quer e imagina, acaba sendo realizado. Daí a importância de controlar nossos pensamentos e emoções.

Aqueles que atingem a velhice é porque a energia que geraram não era muito forte, não injetaram a intensidade de energia suficiente para acabar se manifestando no plano físico.

E agora que sabem disso, serão responsáveis por suas criações (sorry), então eu aconselho a eliminar as energias que se formaram. Uma maneira muito simples e muito eficaz é através da visualização (como já lhes dice é o poder do ser humano). Visualize que você recebe uma cascata de luz branca divina que purifica e dissolve todas essas criações prejudiciais.






CONSELHO PARA QUEM QUER SE SUICIDAR


Se você se sente tão mal que não pode mais viver, conte a Deus, à Hierarquia, aos Anjos. Em um lugar calmo, estando sozinho. Pegue uma vela branca, ore um Pai Nosso para se sintonizar com a divindade e diga tudo o que você sente. Diga-lhes que não agüenta mais, que vieram para evoluir e que não vale a pena suportar tanto sofrimento, que estão fazendo o seu esforço e que também é a vez deles lhes darem uma mão.

Portanto, peça-lhes para ajudá-los em sua situação, para lhes dar força e orientação para superar o tormento que os aflige. Peça-lhes também que ajudem a dissolver as entidades nocivas que criaram (garanto-lhe que com a ajuda deles será muito mais fácil).

Se o seu pedido for autêntico, você verá que milagres ocorrerão. Eu digo por experiência (eu lhes gritei e me fez muito bem). Se sentir necessidade, faça isso vários dias seguidos ou repita toda semana ou mês, até sentir um certo alívio em seu ser.

Como uma anedota, eu senti um vácuo no meu interior que me fez sofrer muito, e logo explodi. Eu já havia explodido duas ou três vezes antes, mas esse era o auge do meu desespero. Eu gritei para eles "Lá em cima" que, se eles tivessem uma pequena consideração por mim, me ajudariam com a dor, porque eu não poderia mais fazer isso (e era assim realmente como eu me sentia). Adormeci cerca de duas ou três da manhã, depois de chorar e gritar por horas e, curiosamente, quando acordei, não senti mais a dor. Desde então, o vazio já não me dói mais, eu ainda sinto, mas não dói mais.

Por outro lado, também devem entender que, se o suicida continua sofrendo na outra vida, embora não precise mais lidar diretamente com o plano físico, é porque está criando seu próprio sofrimento. Se, por exemplo, suas pernas doem por ter andado muito, obviamente, quando você está no astral, essa dor não vai mais ser sentida porque pertence ao corpo físico. Mas se ele continuar sentindo o tormento que o levou a tirar a própria vida, é porque:

A PRÓPRIA PESSOA O ESTÁ GERANDO

Vocês devem entender isso muito bem. Vocês mesmos geram seu próprio tormento. É verdade que, com base nas experiências dolorosas que viveram ou vivem e não duvido que sejam muito dolorosas e traumatizantes, acredite, eu também já estive lá. Mas depende de você mesmo permanecer escravizado nesse trauma ou superá-lo. É por isso que os grandes Mestres nos ensinam a nos desapegar das feridas que a vida nos causou.

É por isso que Buda disse:

    -  "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional."

É por isso que Jesus disse:

    -  "Perdoe seus inimigos."

Esses grandes guias recomendaram isso, não para que nos considerássemos "nobres e espirituais", mas para nosso próprio bem, para que não nos afundássemos em nosso próprio tormento. É muito importante que você entenda isso, porque até que realmente entenda isso, não poderá realmente parar de sofrer.





COMO AJUDAR A QUEM JÁ SE SUICIDOU?

Principalmente fazendo duas coisas:

Veja se a pessoa que cometeu suicídio deixou algo inacabado e tente fazer isso por ela, em seu nome. Isso porque muitas vezes essas coisas inconclusivas mantêm o suicida desencarnado em um estado de inquietação procurando como retornar à Terra para terminar o que ele deixou pendente, e isso pode levá-lo com os médiuns (que em geral não são ruins, mas ignoram os danos que causam).

Orando pelo falecido, colocando um pequeno altar, e especialmente solicitando aos seres divinos que o ajudem a entender a situação na qual ele está ali perdido no astral. Libertar-se da prisão do tormento que ele mesmo está gerando e guiá-lo para a Luz divina, impedindo-o de cair nos perigos que existem no astral. (O método eu detalharei em: Como ajudar vítimas de suicídio, feridos e mortos?)






NOTA

Por que o que os Mestres Kuthumi e Morya ensinam difere grandemente do que as religiões, os espiritualistas e os movimentos esotéricos em geral dizem?

Eu pretendo fazer um capítulo detalhando as razões, mas desde que eu ainda vou demorar, em resumo, é porque:

As religiões têm muita Sabedoria Divina, mas ao longo dos séculos, os ensinamentos originais foram deformados e preenchidos com falsos dogmas. Por exemplo, o conceito de inferno, purgatório e ensino do céu no catolicismo é uma alteração do que foi ensinado pelos sábios da antiguidade. Outro exemplo, no budismo, é uma crença popular de que a pessoa leva 49 dias para reencarnar. Isso ocorre porque quando um grande líder espiritual morre, uma comissão sai logo depois para encontrar a criança em quem ele reencarnou. Mas como o Mestre Kuthumi aponta:

« Salvo alguns casos excepcionais, tais como os grandes iniciados, como nossosTeshu-Lamas, os Bodhisattvas, e alguns outros, nenhum ser humano jamais reencarnará antes do seu ciclo estabelecido. »
(CM 23B, p.176)

A grande maioria dos médiuns só pode entrar em contato com as entidades astrais, que não são todos ruins, mas mesmo as boas, ao ser incapazes de subir a níveis mais elevados de existência, têm uma limitada e distorcida visão do que acontece no Além.

No desenvolvimento esotérico, há uma regra que diz que tudo tem que ser testado e a Sociedade Teosófica não pode ser a exceção. Infelizmente, seus líderes em Adyar falharam quando a prova surgiu, e os Mestres não tiveram escolha senão se separar dela, o que permitiu que o ensinamento original fosse alterado.

A maioria dos pesquisadores ignorando este fato, tornam a Neo-Teosofia como um ensinamento legitimo e adotaram seus próprios ensinamentos se espalhando cada vez mais, resultando na proliferação de muitos movimentos pseudo-esotéricas, onde uma mistura de verdades ensinadas e deformações da Sabedoria Ancestral, com uma boa dose de invenções próprias de seus autores.






CONCLUSÃO


Mas NÃO porque lhe aconselham, porque é socialmente correto ou porque é "pecado", mas porque VOCÊ conhece os aspectos ocultos do Universo e você sabe que ao cometer suicídio só vai piorar sua situação. Entretanto, enquanto estiver vivo, você pode fazer algo para mudar essa situação. Que não será fácil, que terá que colocar muito esforço, perseverança, paciência e tenacidade. Isso é certo, mas que pode mudar isso, pode.

Cabe a você decidir:

-      Se você quer ficar preso no astral como um fantasma errante por décadas e décadas, sofrer mais intensamente essa dor até que ela faça você perder toda a memória da pessoa que você era.
ou
-      Se preferir, passo a passo, se livre desse tormento e assim progressivamente recuperar o controle de sua vida e não ter mais que lidar com esse carma na próxima reencarnação.

Estou lhes digo isso porque posso atestar que isso PODE ser feito. Tendo caído, muito, muito emocionalmente baixo, sei como é a depressão mais profunda e não ver saída há anos e anos. Mas "algo" não me deixou desistir, e isso é que eu sou um ser humano simples, mas asseguro-lhes que quando eu estava completamente em colapso, uma força me puxou e me colocou de pé para continuar.

Várias vezes eu me vi desamparado, completamente desesperado e desanimado porque, embora eu planejasse e trabalhassem, as coisas continuavam ruins (e até duas vezes pior). Eu lembro que eu me deitei na cama para chorar, "Eu não consigo mais fazer isso!" E pouco tempo depois do choro, ouvi uma voz dentro de mim dizendo "Não desista, você pode continuar. Quantas vezes você disse que era um guerreiro? Então agora prove isso."

Refletindo sobre isso, eu suspeito que esta ajuda veio "lá de cima" e que usaram memórias do meu passado para me encorajar. Quando criança eu adorava um desenho animado chamado 'Cavaleiros do Zodíaco' e imaginava que eu também era um, apesar das adversidades eu me levantei novamente, só que eu não era um cavalheiro, mas um guerreiro, porque ele estava muito ligado aos livros de Carlos Castañeda.

O método que eles usaram pode parecer infantil, mas garanto que funcionou. E é que os Seres de Luz usam todos os meios à sua disposição para tentar nos ajudar, mas eles podem apenas nos guiar, pois devem respeitar a lei do carma e também o nosso livre arbítrio. Mas fazem todo o possível.

Lembro-me de um amigo me disse que ele já estava pensando seriamente em suicídio, quando uma amiga ligou para dizer que tinha comprado dois bilhetes para um bungee jumping em uma grande ponte, mas seu companheiro ficou ferido e não podia acompanhá-la. Elalhe propôs o bilhete grátis se ele a levasse. Meu amigo disse para si mesmo:

-      "Porque não? Talvez gostaria de ter uma boa sensação antes de partir. Faz tanto tempo que eu não tenho nenhuma.”

E ele me disse que quando estava saltando e a corda se aproximou do chão, ele não sentia medo, não entrou em pânico, o que sentia era um profundo sentido de sua vida, apesar de ser ruim e péssima, era também tudo o que tinha antes de cair no abismo e, portanto, ele tinha que aproveitar cada dia o melhor que pudesse.


(Sem saber nada sobre o esoterismo, ele sentiu a mensagem.)







OBSERVAÇÃO

O comentário de Estefanía (no blog em espanhol) é bem verdadeiro e me esqueci de especificá-lo no capítulo. A pessoa que pensa em suicídio, não escuta o conselho que as pessoas lhe dão, porque sabem que os outros não experimentam esse tormento. E até que você tenha vivido, não pode saber o quão terrível é aquele sofrimento.

Eu experimentei durante anos (e somente lembrar isso meu estômago se torce) e talvez eu não tenha chegado ao fundo do poço, mas eu estava muito perto. E posso assegurar-lhes como um antigo mega-depressivo e na situação desesperada em que me encontrei, posso assegurar-lhes como alguém que SIM passou por essa experiência, que no final valeu a pena viver.

E se você não acredita em mim, pergunte a outras pessoas que também passaram por esse terrível sofrimento. A grande maioria lhe dirá a mesma coisa:

No final, valeu a pena continuar vivendo





Nenhum comentário:

Postar um comentário